
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
DE PRUDENTE DE MORAIS
- Diocese de Sete Lagoas -


As diferenças entre missa, culto e outras celebrações católicas
A missa é a celebração da presença viva e real de Jesus no pão e no vinho consagrados. A expressão mais adequada para designar a missa é a palavra eucaristia. Eucaristia significa “ação de graças”, agradecimento pela ação salvífica da presença e atuação de Cristo na vida das pessoas. A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. “Fazei isso em minha memória”. Na missa, o cristão recebe Cristo no pão e vinho consagrados. Jesus vem ao encontro de cada pessoa fazendo a “comunhão” (comum-união). Os que comungam são chamados a fazer comunhão com as pessoas, promovendo a fraternidade e a paz.
O culto é a manifestação da religiosidade do ser humano para a divindade. No cristianismo, a centralidade do culto é Jesus Cristo. Ao longo dos séculos surgiram devoções dirigidas a Cristo, a Maria Santíssima e aos Santos. São realizados de formas diferentes de acordo com as culturas locais. São eles: procissões, romarias, reza do terço, novenas, tríduos etc. A Igreja acolhe estas expressões de fé e devoção.
A via-sacra é um exercício de piedade cristã utilizado principalmente na quaresma. Constitui na meditação do caminho percorrido por Cristo desde a sua condenação até a morte, sepultura e ressurreição. São 15 estações baseadas nos relatos do evangelho. Implica reflexão sobre o fato, contextualização do mesmo na vida real das pessoas. Oração de petição pelas necessidades das pessoas e um gesto concreto de ação humanitária. O exercício da via-sacra é recomendado para as sextas-feiras, dia da semana que recorda a morte redentora de Jesus.